top of page

Todo dia é dia de recrutar! E eu não estou falando do RH.

  • Foto do escritor: Virginia Motta
    Virginia Motta
  • 23 de jan de 2023
  • 3 min de leitura

Você é aquele típico líder que só se preocupa com recrutamento de pessoas quando aparece um novo projeto ou precisa substituir alguém? Então, este artigo é para você.

ree

Temos o hábito de realizar recrutamento só quando estamos precisando, ou seja, recrutamento reativo a partir de uma necessidade. Por isso, vou te contar uma coisa: recrutar não está sendo uma tarefa fácil para ninguém. Desde o Seu João da padaria até as maiores empresas de TI que possuem grandes equipes de recrutadores, TODOS estão passando pelo mesmo problema. Não tem “gente” disponível no mercado, na velocidade que você precisa.


Quê que eu quero dizer com isso? Quando você anuncia uma vaga, normalmente, pensa que terá uma centena de candidatos interessados no dia seguinte. Afinal, ouvimos notícias, todos os dias, que o índice de desemprego está cada vez maior. Essa premissa é verdadeira. Mas, de cada 100 candidatos, provavelmente, entre 5 e 10 terão os requisitos que você está procurando. Além desse número super baixo, eles provavelmente estão buscando um valor de salário maior do que você está disposto a pagar.


Pessoas boas, competentes e por valor baixo estão escassas no mercado. Posso te garantir. Recentemente, fiz um processo seletivo para vendedor. Achei que levaria, no máximo, 3 semanas para achar o candidato ideal. Levei dois meses e, ainda assim, tive que gastar um pouco mais do que o esperado.


Qual é a solução para isso? RECRUTAMENTO ATIVO. Não espere ter uma vaga para iniciar o processo de recrutamento. Você, com certeza, sabe quais são as funções que mais precisa na sua equipe e os requisitos gerais para cada uma delas. Mantenha suas vagas sempre abertas no famoso Banco de Talentos. É para isso que eles servem, sabia?


Por isso, gosto da máxima: todo dia é dia de recrutar! Temos o péssimo hábito de solicitar uma vaga para o RH e esperar que ele ache a pessoa perfeita quando queremos. Mas quem melhor do que você para fazer este recrutamento? Você sabe exatamente o que está procurando, está inserido nos grupos onde provavelmente estas pessoas estão ou de onde as indicações podem surgir.


Para fazer recrutamento ativo, você não precisa de toda aquela estrutura e fases que o RH usa. Na verdade, você precisa apenas estar disposto a conhecer pessoas e identificar se elas têm o potencial que precisa. Quando você achar alguém legal, que combina com o que está procurando, você encaminha para o RH e eles fazem o resto.


Quando estiver numa festa, numa reunião de amigos, nas redes sociais, esteja atento aos talentos que andam insatisfeitos com as empresas atuais e bate um papo com a pessoa. Conhecer pessoas não arranca pedaço de ninguém e você não está prometendo nenhum trabalho para ela. Apenas está conhecendo ela melhor.


A responsabilidade do recrutamento não é só do RH. É sua também. Ajude, ativamente, o pessoal do RH divulgando a vaga no máximo de locais possíveis. Publique nas suas redes sociais, envie nos seus grupos de WhatsApp. Movimente-se! Afinal, você é quem mais precisa dessa pessoa, no menor tempo possível e dentro do orçamento disponível.


Se você é líder de equipe ou empresário, adote este mantra: TODO DIA É DIA DE RECRUTAR! Você vai me agradecer depois.


Por Virginia Motta (Mestre em Gestão de Pessoas, especialista em estruturação de processos)


Para mais dicas de RH para não RH, é só seguir a gente nas redes sociais!!!!

O polvo do RH é uma consultoria especializada em estruturação de processos de gestão de pessoas e mentoria de líderes que ajuda a sua empresa a reduzir custos e economizar tempo. Potencializamos pessoas e negócios.


Comentários


  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2021 - Todos os direitos reservados.

bottom of page