Putz! Vou ter que escrever os requisitos da vaga de novo?
- Virginia Motta
- 2 de fev. de 2023
- 3 min de leitura

Se você contrata pessoas para o seu time, com certeza já passou por esta situação: pediu uma vaga para o RH e eles te devolveram um email falando para enviar os requisitos.
Isso, normalmente, acontece porque a empresa não tem as descrições de cargos definidas e, acredite, isso é muito mais comum do que você imagina. Um outro motivo é não ter uma estrutura do processo seletivo, logo, o recrutador não sabe onde buscar as informações.
Para ter agilidade na hora de contratar, a empresa precisa ter uma estrutura de cargos com o resumo, os requisitos e as atividades da função. Se quiser ser mais completo, a estrutura pode ter quais são os resultados esperados. Este é o mundo ideal de qualquer gestor de pessoas!
Com estas informações e um template simples de anúncio de vaga, este processo vai durar poucos minutos. Basta você pegar o template, copiar todas as informações e enviar para validação. Ah, se todas as empresas fossem assim!
Bom, se a sua empresa não tem isso, vou te dar uma dica do que fazer para facilitar sua vida. Abre um documento no Word e escreve o nome de cada uma das funções que você tem no seu time. Depois, em 2 linhas, descreva o que faz esta função. É algo bem resumido mesmo. Chegou a parte dos requisitos: o que esta pessoa precisa ter para ocupar a função? Anote todos os conhecimentos técnicos e comportamentos que ela vai precisar para a vaga. Por último, escreva as 5 principais atividades que esta pessoa fará.
Aqui tem um exemplo simples que inventei e você pode personalizar de acordo com a sua necessidade:
Função: Vendedor
Resumo: Como vendedor, você será responsável por prospectar clientes, fazer reuniões e negociar propostas.
Atividades:
Prospectar novos clientes, diariamente, utilizando diferentes ferramentas.
Enviar e-mails e fazer ligações, diariamente, para agendar reuniões de apresentação.
Manter o CRM atualizado e organizado.
Escrever e enviar propostas para os clientes.
Negociar e fechar contratos de novas vendas.
Requisitos:
Experiência como vendedor B2C (não coloque a quantidade de anos de experiência, isso não é mais permitido).
Experiência com CRM (Hubspot).
Graduação completa.
Boas habilidades de comunicação, oral e escrita.
Ser proativo e ter uma boa rede de relacionamento.
Habilidades de negociação.
Pronto! Você já tem a sua descrição de cargo para enviar para o recrutador sempre que ele te devolver o email. Te economizei uns 15 minutos de trabalho, fala a verdade?! Parece besteira o que eu acabei de falar, mas no dia a dia, escrever uma descrição de vaga, todas as vezes, rouba um tempo que você não tem disponível.
Como especialista de RH, mesmo quando tenho as descrições de cargos, gosto de fazer o briefing da vaga com o solicitante. O que significa isso? Ligo para a pessoa que pediu a vaga e confirmo com ela se todos os requisitos estão certos ou se está faltando alguma coisa. Às vezes pode sobrar também. Isso ajuda a ser mais objetivo no anúncio e atrair as pessoas corretas. Na hora da seleção, ajuda demais também.
Ao longo dos meus 15 anos de carreira, já fiz vários processos seletivos achando que estava mandando bem e quando apresentava o candidato, não era nada do que a pessoa estava procurando. Outras vezes, recebi descrições tão ruins que era impossível conseguir candidatos. Neste caso, a gente improvisa e usa a experiência para escrever uma vaga mais atraente para os candidatos, usando os requisitos que já estamos acostumados para a função.
Para mais dicas de gestão de pessoas para quem não é do RH, acompanhe o blog do polvo: www.2involvemais.com.br e siga-nos nas redes sociais: @2involvemais
O polvo do RH é uma consultoria especializada em estruturação de processos de RH e mentoria de líderes que ajuda a sua empresa a reduzir custos e economizar tempo. Potencializamos pessoas e negócios!







Comentários