top of page

O RH não encontra quem eu preciso!

  • Foto do escritor: Virginia Motta
    Virginia Motta
  • 10 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de mai. de 2023


ree

Nem só de dicas se vive no recrutamento, às vezes é necessário um pouco de sorte também. A grande verdade é que bons profissionais estão cada vez mais escassos no mercado e vemos os headhunters atuando de forma massiva.


Se você vive o drama de não encontrar os profissionais no prazo que precisa, vou te dar apenas um conselho: todo dia é dia de recrutar. Esse deve ser o seu mantra de vida.

Chame o seu RH para tomar um cafezinho e veja quais são as estratégias que ele está adotando para fortalecer a marca da empresa, atrair pessoas e aumentar o banco de talentos. Se você precisa contratar, não conte apenas com a sorte, haja estrategicamente!


Parece redundante falar isso, mas ainda vejo tantas empresas realizando recrutamento reativo que chega a me dar um desespero, ou então, vejo aquelas que estão gastando ‘rios de dinheiro’ contratando empresas de hunting para conseguir fechar aquela vaga complicada. Por isso, volta e meia retomamos este assunto aqui na 2+.


Outra ação importante para ganhar velocidade no processo de recrutamento é realizar o controle de headcount, que significa fazer o controle do quadro de colaboradores. Monte uma planilha anual, com os meses nas colunas e os setores nas linhas. Desta forma, você pode prever a quantidade de pessoas que irá precisar em cada mês, de acordo com o seu plano estratégico (também chamado de business plan).


Muitas pessoas se preocupam apenas em desenhar e definir as estratégias de vendas para o ano, mas quem irá entregar os produtos/serviços destes novos negócios? Planejamento ainda é a melhor solução para não ficar à mercê da sorte. Quando falamos em realizar o plano estratégico da empresa, temos que considerar todos os aspectos e, caso você tenha dificuldade, uma análise SWOT ainda pode ser a sua melhor companheira.


Para encontrar as pessoas que precisa, no menor tempo possível, adote esta rotina:

  1. Considere o controle do quadro de colaboradores no seu planejamento estratégico atual;

  2. Revise o seu planejamento todo semestre e ajuste as suas necessidades de contratação e demissão de acordo com as vendas, entregas e movimento do mercado;

  3. Invista na marca empregadora da empresa e faça ações de marketing constante, tendo vagas abertas ou não;

  4. Aumente o seu banco de talentos e entreviste pessoas com frequência. Todo dia é dia de recrutar;

  5. Aumente o seu círculo de relacionamento e sua rede de contatos. Você não sabe de onde uma boa indicação pode vir;

  6. Evite o recrutamento reativo, ou seja, depois que a pessoa pediu demissão ou que as entregas estão atrasadas e os clientes reclamando;

  7. Tenha sempre um bom planejamento para a área de recrutamento. Converse com os times e com os líderes para planejar as vagas com antecedência.


LEMBRETE: pessoas competentes, experientes e comprometidas estão escassas no mercado.


Precisando de ajuda para estruturar o seu processo de atração de talentos? Conte sempre conosco! Somos especialistas em desenvolver processos que reduzem o tempo e aumentam a assertividade nas suas contratações, potencializando pessoas e negócios.


 
 
 

Comentários


  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2021 - Todos os direitos reservados.

bottom of page