Não erre mais na hora de CONTRATAR!
- Virginia Motta
- 16 de mai. de 2023
- 2 min de leitura

Contratar um novo colaborador é muito mais do que apenas divulgar a vaga. É necessário se preocupar com o antes, o durante e o depois. Vamos explicar direitinho o que queremos dizer com isso trazendo os erros mais cometidos ao realizar um processo de contratação:
1º ERRO: NÃO SABER O QUE A PESSOA FARÁ E QUAIS REQUISITOS VOCÊ NÃO PODE ABRIR MÃO.
Muitas pessoas negligenciam esta fase, principalmente se é uma posição nova e que ainda não está muito bem formatada na cabeça de quem está recrutando. O alinhamento de expectativas do que a pessoa espera e do que o candidato consegue entregar é crucial para o sucesso do processo seletivo.
Não precisa escrever toda a descrição do cargo, mas ter, no mínimo, 5 atividades essenciais que ele fará no cargo são fundamentais para avaliar se o candidato tem a experiência necessária e sabe realizar as atividades.
2º ERRO: TER MUITOS REQUISITOS.
Tenha certeza que os requisitos são compatíveis com as atividades e as suas necessidades. Temos o hábito de pedir muito mais que o necessário e não avaliar se o que estamos oferecendo de salário é compatível.
Fazer uma análise criteriosa dos requisitos e avaliar quanto o mercado de trabalho está pagando te ajudará a identificar o que pode abrir mão ou não. Não queira contratar uma Coca Cola pelo valor de um refrigerante Dolly. Coerência é tudo.
3º ERRO: ACHAR QUE O NOVO COLABORADOR VAI APRENDER DE UM DIA PARA O OUTRO A FUNÇÃO E A CULTURA DA EMPRESA.
Os treinamentos de integração não foram criados por acaso. Eles são extremamente importantes para acelerar o processo de adaptação e a curva de aprendizagem do novo colaborador.
Muitas pessoas se enganam achando que um bom processo de integração requer muito dinheiro e treinamentos mirabolantes. Na verdade, você não precisa de nada disso!. Com uma folha de papel e uma caneta você pode montar um planejamento com todas as coisas que precisa explicar, ensinar e acompanhar com o novo colaborador. É sempre bom envolver o time neste processo também, facilita para entender a cultura da empresa.
Menos de 10% dos processos seletivos errados são porque o candidato ‘te enganou durante a entrevista’. O erro, 90% das vezes, está acontecendo porque você não definiu bem quem você precisava contratar e o que ele irá fazer.
Se estiver enfrentando problemas para atrair e contratar os melhores talentos, entre em contato conosco. Estruturar processos eficientes de recrutamento e seleção é uma das nossas especialidades!







Comentários