top of page

Cultura empresarial: tire do papel

  • Foto do escritor: Virginia Motta
    Virginia Motta
  • 6 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 21 de jun. de 2023


ree

Definir a cultura deveria ser um requisito obrigatório do plano de negócio de qualquer empresário, mas a grande maioria ainda não vê a cultura como fator fundamental para os bons resultados financeiros da organização.

A cultura organizacional ainda é negligenciada pois ainda entendem-a como algo que pode esperar e que é uma responsabilidade apenas do RH. Quando decidem dar atenção para o assunto, na maioria das vezes, já possuem uma cultura instaurada, que, geralmente, não está alinhada com o objetivo do negócio. Assim, levam muito mais tempo para realizar as mudanças necessárias (isso quando conseguem) para instaurar a cultura desejada.

Pensar na cultura desde a criação da empresa irá ajudar o negócio, principalmente no quesito financeiro, de diferentes formas:


Contratação dos colaboradores: A cultura dará suporte no processo de contratação de novas pessoas para a empresa, pois o perfil comportamental desejado já estará definido e será mais simples de identificar no processo seletivo. Assim, a empresa economizará tempo e dinheiro fazendo contratações assertivas e reduzindo a rotatividade.

Treinamento de integração: Desde o primeiro dia, as pessoas devem conhecer e entender como é o jeito da empresa trabalhar para verificar se os valores de ambas estão alinhados. Ela saberá quais são os comportamentos esperados dela e que caminho percorrer para se integrar ao time mais rapidamente.

Gestão dos líderes: Mesmo com anos de experiência em gestão, os líderes precisam de ferramentas que lhes dão suporte no dia a dia. Não estamos falando apenas de sistemas e processos, mas também de comportamentos. Ao saber quais são os valores culturais e comportamentos que norteiam o negócio, os líderes serão capazes de realizar avaliações de performance e fornecer feedbacks alinhados com os objetivos do negócio.

Indicadores de performance: Gosto de fazer uma analogia dos indicadores com os pulsos do coração. Para uma empresa ser bem sucedida, ela precisa ter uma frequência de performance constante e estável, assim como o nosso coração. Uma frequência cardíaca baixa pode parar o funcionamento do corpo, já uma frequência muito alta, pode exigir demais do corpo e também fazê-lo parar porque os órgãos não conseguem aguentar o ritmo acelerado por tanto tempo. O mesmo acontece nos negócios. Uma cultura identificada e bem trabalhada auxiliará a manter a "frequência cardíaca" da empresa e alcançar a melhor performance e resultados.

Imagem da marca: Aquele velho ditado: "a primeira imagem é a que fica" é extremamente verdadeira quando falamos do mundo dos negócios. A imagem de uma empresa para os clientes, investidores e futuros colaboradores, é fundamental no processo de tomada de decisão. As pessoas têm a tendência de tomar decisões positivas quando se identificam e acreditam nos valores de uma marca.


Todas as vezes que inicio um projeto em um novo cliente, durante a análise de diagnóstico, eles sempre apresentam a missão, visão e valores. Mas, quando indagados sobre as ações que fazem para reforçar estes três aspectos tão importantes para o sucesso da empresa, muitos me deixam sem a resposta. Acredito que fazem mais porque está escrito no "manual de novos negócios" ou então porque leu em algum livro que deve ter o título "Como ter uma empresa de sucesso" ou "O que fazer para ser o maior empresário".

Entender a função e o impacto da cultura organizacional e seus desdobramentos ao longo do tempo é crucial para ter uma "empresa de sucesso" ou "ser o maior empresário do mundo". Pense nisso.


Se este artigo fez sentido para você e sua empresa e precisa de ajuda para trabalhar a cultura organizacional, entre em contato conosco. Somos especialistas na identificação, desenvolvimento e sustentação da cultura organizacional. Vamos, juntos, impulsionar o seu negócio e maximizar os resultados!

 
 
 

Comentários


  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2021 - Todos os direitos reservados.

bottom of page