Crescimento sustentável: por que é tão importante?
- Virginia Motta
- 3 de abr. de 2023
- 4 min de leitura

Sabemos que para uma empresa crescer, ela tem que estar atenta a todos os movimentos do mercado, seja ele nacional ou mundial. Precisamos entender como certas situações podem impactar o nosso negócio e preparar estratégias para superar os momentos adversos.
Quando a guerra entre Rússia e Ucrânia estourou no início de 2022, muitos empresários não deram muita importância, pois achavam que só afetaria a Europa, mas, no mundo globalizado, uma guerra do outro lado do oceano vai afetar até o Seu João da padaria. Isso acontece porque as economias estão interconectadas.
De acordo com a reportagem da @CNN Brasil, o Banco Mundial reduziu suas previsões de crescimento para 2023 para níveis à beira da recessão para muitos países. Eles esperam um crescimento global do PIB de 1,7%, bem diferente da previsão de junho de 2022 que era de 3%.Resumidamente, estamos à beira de uma recessão global e muita gente não se deu conta disso ainda.
Frente a tudo isso, falar sobre crescimento sustentável é mais do que necessário. Realizar a governança ambiental, social e corporativa da sua empresa não é mais uma opção, é uma necessidade.
Você já ouviu falar da ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance)? Trata-se de uma abordagem para avaliar até que ponto uma corporação trabalha em prol de objetivos sociais que vão além do papel de uma corporação para maximizar os lucros em nome dos acionistas da empresa.
E por que é importante? Porque cuidar do meio ambiente não é uma ação para o futuro e sim para garantir nossa sobrevivência no presente. Até pouco tempo atrás, achávamos que só iríamos sentir os efeitos do aquecimento global em 2050, mas já estamos sentindo agora: as nevascas históricas nos EUA, os incêndios na Europa e as ondas de calor no Brasil já mostram isso. Logo, a economia mundial está sendo afetada pelo clima. Plantações estão sendo perdidas, os preços dos alimentos estão subindo e está cada vez mais caro manter uma alimentação saudável (quanto está o preço do tomate ai na sua região?).
Ter responsabilidade social deveria ser ensinado para as crianças desde do dia que elas nascem. Faz parte da educação e da formação de qualquer cidadão. Temos que aprender a reciclar, gerar a menor quantidade possível de resíduos, pagar salários dignos para as pessoas viverem (não temos que sobreviver), apoiar os grupos minoritários, diminuir a desigualdade social, etc. Não dá para continuarmos vivendo numa bolha, vendo uma pessoa passar fome ou pedindo esmola na rua e fingir que não está acontecendo nada. Se as pessoas não tiverem condições de consumirem, de serem clientes, as empresas quebram e a economia não gira.
E por último, temos que repensar o sistema de governança das empresas. Temos que estar atentos às práticas adotadas pelas empresas para fortalecer e alinhar seus interesses às normas estabelecidas por órgãos regulamentadores e fiscalizadores. Não podemos mais ficar dando um “jeitinho”, as ações precisam ser pensadas, planejadas e executadas de maneira ética. Esse é o verdadeiro jogo do ganha, ganha!
Se você ainda não entendeu porque a sua empresa precisa começar a se preocupar com um crescimento sustentável, o artigo publicado pelo @Itau explica, em uma linguagem clara, porque as empresas não devem pensar somente na lucratividade, mas sim, se preocupar com a sustentabilidade do seu negócio. Trazendo para o lado da gestão de pessoas, eles explicam que, pensar no negócio de forma sustentável, é tratar isso a curto, médio e longo prazo, analisando fatores internos e externos.
Pensando no médio prazo, se você triplicou seu faturamento em 2022, não precisa triplicar o seu quadro de colaboradores. Lembre-se que toda curva de crescimento se estabiliza em algum momento. Você não vai triplicar o faturamento todos os anos, pois a tendência é de reduzir com o tempo. Então, contrate de forma consciente, planeje se realmente, daqui um ou dois anos você vai conseguir manter estas pessoas na sua folha de pagamento. Isso quer dizer que contratar 100 pessoas hoje para demitir metade amanhã não é algo sustentável para sua empresa! Se não consegue mantê-los, faça contrato temporário ou terceirize, em algumas situações é uma solução muito viável e interessante.
Como ser sustentável? 👇🏼
Tenha responsabilidade social: cumpra com os seus deveres em relação à sociedade.
Garanta a saúde financeira da sua empresa: faça o controle de recursos e garanta que seus gastos não excedam os seus ganhos.
Otimize os processos e reduza desperdícios: elimine processos ineficientes que gastam tempo e dinheiro desnecessários.
Tenha flexibilidade para lidar com novas demandas: é preciso se adaptar às novas necessidades do mercado e dos seus clientes. Você não pode ficar parado no tempo.
Capacite sua equipe: ensine todos a seguirem os métodos, minimizar desperdícios e promover a sustentabilidade no dia a dia.
Mensure os resultados: tenha métricas para acompanhar e garantir os resultados que quer alcançar.
Conquiste a certificação ambiental: ter um certificado ambiental é um atrativo para muitos consumidores e potenciais investidores, além dos incentivos fiscais
Promover o crescimento sustentável deve ser uma prioridade para a sua empresa. Não leve em consideração apenas o que é necessário para mantê-la aberta hoje. Considere as escolhas que vão afetá-lo ao longo dos anos!







Comentários