Contratei a “última coca cola do deserto” e ela não está performando como eu preciso
- Virginia Motta
- 31 de jan. de 2023
- 3 min de leitura

Você achou A PESSOA para aquela vaga que tanto precisava. Ela tem tudo: #competências, #comportamento, #experiência e aceitou o salário que a empresa ofereceu. Está super motivada, mas… (longa pausa)... não está entregando os resultados como você esperava. O que será que aconteceu?
Você e o #RH encontraram, depois de muito tempo, o candidato perfeito. Podemos chamá-lo de a “última coca cola do deserto”, mas ele não está performando da maneira correta e você começa a se questionar se realmente ele é tudo aquilo que imaginavam. Mas você já parou para pensar se você fez bem o #onboarding desta pessoa?
Vamos por partes! Primeiro deixa eu explicar o que é onboarding. Muitas empresas usam este nome para referir-se ao processo de #integração do novo colaborador. Este processo pode variar de empresa para empresa, mas, no geral, é aquele momento que explicamos para a nova pessoa qual é a nossa #cultura, como trabalhamos, quais regras devemos seguir, quem deve procurar em caso de dúvidas, etc. Deve servir, principalmente, para explicar como é o jeito da empresa trabalhar e alinhar as expectativas que temos sobre a pessoa.
Por mais que ela tenha todos os requisitos que você precisa, ela nunca trabalhou na SUA empresa, não conhece os SEUS processos de trabalho e muito menos os SEUS produtos. Você precisa dedicar tempo para ensiná-la. Dizer o que e como vocês fazem. Assim, ela pode associar o conhecimento e a experiência dela com o que vocês precisam.
O melhor jeito de fazer isso é estruturar um plano de treinamento para os primeiros 30 dias. Antes da pessoa iniciar na empresa, tire um tempo para anotar quais são os processos fundamentais que ela precisa aprender assim que chegar. Defina quais são as ferramentas que ela vai usar e mostre como vocês fazem. Peça para algum membro da equipe, mais antigo na empresa, para ser o “anjo” dela e tirar as dúvidas quando precisar.
Entenda uma coisa: para a “última coca cola do deserto” performar, você vai precisar dedicar o seu tempo. Se você estruturar o plano de treinamento corretamente, isso vai acontecer rápido. Agora, se você deixá-la solta, sem nenhuma orientação, não tem santo que resolva e faça essa pessoa performar do jeito que você quer e precisa. E ainda pode acontecer o pior: essa pessoa vai ficar frustrada e pode até desistir da empresa. Já pensou nisso?
Tem formas práticas e ágeis de deixar o onboarding estruturado e você só vai personalizando de pessoa para pessoa. Você pode pegar a descrição de cargos e usar como ponto de partida. Coloca em uma planilha do excel quais são as principais atividades que essa pessoa vai desempenhar, depois associa quais são as ferramentas que ela vai precisar usar e defina que pode orientá-la durante este processo de aprendizagem. Eu sempre gosto de colocar algumas atividades práticas, no final, para ter certeza que a pessoa aprendeu e já pode fazer a atividade sozinha.
Agora, se a sua empresa não tem a estrutura de cargos…, passa meu contato para ela e conversamos. Estrutura de cargos é a base para qualquer processo de gestão de pessoas e é uma ferramenta fundamental para a sua empresa.
LEMBRETE: Muitas empresas possuem sistemas de #treinamentos, os famosos e-learning, com toda esta estrutura dos processos, fluxos de trabalho, explicação das ferramentas, etc. Eles são ótimos e vão adiantar o seu lado. Mas, para a “última coca cola do deserto” performar 100%, você precisa tirar um tempo para confirmar se ela entendeu tudo e não tem dúvidas. O ideal é tentar ver ela colocando em prática, porque é na prática que temos certeza que a pessoa aprendeu.
O acompanhamento ainda é o melhor jeito de garantir a #performance das pessoas.
Para mais dicas de gestão de pessoas para quem não é do RH, acompanhe o blog do polvo: www.2involvemais.com.br e nos segue nas redes sociais: @2involvemais
O polvo do RH é uma consultoria especializada em estruturação de processos de RH e mentoria de líderes que ajuda a sua empresa a reduzir custos e economizar tempo. Potencializamos pessoas e negócios.







Comentários