Contratar e reter pessoas - desafio da década (ou do século?)
- Virginia Motta
- 15 de mar. de 2023
- 3 min de leitura

Estou vendo todos os dias pessoas dizendo que estão desempregadas e pedindo uma curtida no post para ver se alguma #empresa o contrata, mas também observo #vagas abertas há mais de 2 meses sem conseguir encontrar o perfil ideal de candidato. É uma conta que não fecha, não é mesmo? Mas o que isso tem a ver com um dos maiores problemas que as empresas enfrentam?
A verdade é que existe um novo perfil de #candidato e de #colaborador: as ofertas de #trabalho são tantas e as pessoas estão tão mais informadas, que aceitar uma vaga só por necessidade está sendo cada vez mais raro. As pessoas estão buscando locais de trabalho inspiradores, saudáveis, amigáveis e com possibilidade de #crescimento (lateral ou vertical). No final das contas, percebemos que aquela história de querer estabilidade, aceitar tudo e ficar anos fazendo a mesma coisa, quase não existe mais!
Estamos na era dos protagonistas de carreira, e, as #empresas que não evoluírem nos seus processos de relações humanas, irão sofrer mais com a #rotatividade e demissões silenciosas. Mais do que nunca, a liderança precisa estar atenta à experiência do colaborador, pois muitos acham que este termo é só mais um “modinha” entre a galera do #RH, mas, se você ler algumas notícias e pesquisar um pouco mais, vai ver que o assunto não é uma tendência e sim um fato.
Em dezembro do ano passado, a Você RH publicou um artigo bem interessante sobre este tema, trazendo novamente o nosso olhar para esta realidade. As empresas estão constantemente falando de experiência do cliente, mas esquecem que quem traz e mantém o cliente é o seu colaborador. É ele que está todo dia correndo atrás dos objetivos e metas da empresa para manter o cliente satisfeito e fiel aos produtos e serviços ofertados.
Afinal, como anda a experiência do seu colaborador?
Se você, assim como tantos outros, está com dificuldade para #contratar pessoas, deixo aqui uma dica: faça ações de #retenção!!! Olhe com cuidado para os seus colaboradores e planeie processos que tornem as pessoas protagonistas da sua vida e da sua #carreira. Se você ainda tem a mentalidade de que investir na sua equipe é algo que deve ficar em segundo plano, meu caro…, repense muito sobre isso. Faça as contas: quanto tempo você levou para contratar seu melhor funcionário? Quanto você investiu no #treinamento para ele executar as atividades atuais? O quanto ele conhece da sua empresa? Quanto ele te trás de retorno (direto ou indireto)?
Posso presumir que você investiu muito, correto? Então você vai mesmo deixar esta pessoa ir embora e começar tudo de novo?
Compreender as necessidades dos seus colaboradores, suas dores e seus desejos é um excelente ponto de partida. Chame-o para tomar um café, converse com ele de maneira informal e descubra como você pode mantê-lo satisfeito na empresa! Às vezes o segredo está em fazer ações simples, sem custo e que podem evitar aquela dor de cabeça no futuro Nós somos a 2involve+ e gostamos de potencializar pessoas e negócios. Estamos sempre falando de assuntos que incomodam, mas que são necessários para te fazer pensar fora da caixa e buscar soluções de forma antecipada. Somos especialistas em desenvolver e otimizar processos de trabalho que valorizem o seu principal capital (humano, obviamente), além de crescer o seu negócio de forma sustentável!







Comentários